Eu não entendo: aversão por seios

Nos últimos anos parei para observar melhor as convenções sociais para ver se as entendo. Por enquanto, não obtive sucesso. Começo a me perguntar se as pessoas entendem o que está acontecendo ou apenas fingem ou nunca pararam para pensar.

Acho que poucos pararam para pensar. E entre as que param, algumas se revoltam, querem mudar tudo de uma vez, porque querem ver tudo certo ainda em vida e a vida é muito curta. É o caso do grupo de jovens Femen.

femen02-g-20091116

O grupo surgiu na Europa e atualmente se equipara ao Greenpeace no quesito fama entre os "baderneiros". As meninas protestam sobre tudo, com foco nos direitos das mulheres (que é um assunto para ser discutido em outro post). Mas não foi a nobreza das causas que as tornou famosas, mas sim o fato de protestarem com os seios de fora.

femen_other

A cena é até bonitinha. Jovens protestando, pintadas e gritando. Não seria algo repreensível de forma geral, porém o fato de estarem com os seios de fora faz com que a reação das autoridades seja imediata e os protestos sempre terminam com policiais truculentos se amontoando para prender as mocinhas perigosas.

Resumo: elas mostram os seios para protestarem e a mídia se interessa mais pelos seios do que pelo protesto. A polícia tenta coibir, prendendo-as de forma truculenta. Truculência também chama atenção da mídia e assim segue o ciclo vicioso.

As reações masculinas são incompreensíveis. Muitos dizem "é bom de ver, mas eu jamais namoraria uma mulher assim". Assim como? Que tem seios? Você gosta de mulher sem seios, é isso? Enquanto outros se resumem a "o mundo está virado". Sim, porque fêmeas tiram a camisa, isso é a prova de que estamos perto do fim.femen-girls-1

Já as mulheres, em sua maioria, torcem o nariz com força, principalmente pelo fato dos seios exibidos pelo Femen serem "da melhor qualidade". Dá para sentir a inveja escorrendo pelos "elas só querem aparecer" ao redor do mundo.

Lembro até hoje o quão longo e tenso foi o debate sobre topless na praia. Apesar de grande parte dos biquínis já mostrarem entre 40~80% do seio na época, a sociedade julgava que mostrar o mamilo era uma indecência. E é por isso que as mães são instruídas por apresentadores de TV a taparem seus seios na hora de amamentar.

A razão para esse terror aos seios (em especial, ao mamilo) é explicada em três aspectos: religiosa (dizem ser pecado), segurança pública (crimes sexuais) e socio-cultural (mostrar os seios é se desvalorizar). Discutiremos cada um deles nos próximos posts dessa série.

Até lá.

Publicado por

Negão

Sou o chefe desse blog. O manda chuva. Mas em casa, se eu não deixar a louça limpa, apanho.

2 comentários em “Eu não entendo: aversão por seios”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>