O erro na resposta para “como vocês conseguem manter um casamento que já dura 65 anos?”

 

Já vi essa imagem e outras com a mesma mensagem sendo compartilhadas no Facebook e minha reação é sempre a mesma:

 

Por que? Simples. Eu até entendo a necessidade de manter essa idealização romântica de tudo e talvez esse saudosismo que deturpa os fatos reais, como aquele de cultuar os anos 90 e tal (eu sou um dos que acham que os anos 90 eram melhores que atualmente, mas provavelmente estou errado). Mas é preciso encarar a realidade.

Vamos fazer as contas: os velhinhos são casados à 65 anos, ou seja, desde 1947. Digamos que eles tenham se casado com 22 anos cada, então eles nasceram em 1925. Segundo Jorge Amado, em 1925 os casamentos eram mais ou menos assim:

O casamento dura mais de 65 anos porque eles nasceram numa época onde se separar era considerado uma vergonha para a família e as mulheres eram criadas para serem submissas aos maridos. Então quando vejo uma mulher compartilhando essa imagem imagino que ela gostaria de ser submissa ao marido e não ter voz alguma no relacionamento.

Esse é o chamado romantismo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>