Os estágios de um viral na internet

Descoberta

Primeiro uma pessoa ou um grupo de pessoas descobre um vídeo com conteúdo explorável. As vezes é esse o objetivo do vídeo, as vezes não. As vezes as pessoas que descobrem querem forçar um viral, as vezes não. As vezes ele é descoberto de forma natural, as vezes não.

Compartilhamento

As pessoas que descobriram começam a compartilhar o vídeo e formar piadas internas com o 2º grupo de pessoas, as que já recebem o vídeo com uma pré-avaliação, algo como “veja, é bom” ou “olha que louco esse cara”.

Interação

Todas as pessoas que viram o vídeo sabem a piada interna por trás dele. Todos riem e se divertem as custas do vídeo. Cada vez mais gente vai chegando para a brincadeira. Nessa fase, é só alegria.

Sucesso

O vídeo atinge o sucesso quando pessoas descobrem as piadas e brincadeiras antes de conhecer o vídeo. Se sentindo excluídas, vão atrás de saber o porque tanto barulho.

Negação

Ao descobrir a razão de tamanha histeria coletiva, quem estava de fora se revolta, desmerece o vídeo que já não tinha mérito desde o início e acaba atingindo quem só estava brincando. A existência de opiniões contrárias divulga ainda mais o vídeo, e camufla as piadas e brincadeiras iniciais em torno dele, fazendo parecer que ele alçou a fama por seu conteúdo.

Popularização

Com tanto falatório em torno de si, o vídeo ganha vida própria e se populariza, sem que as piadas iniciais consigam acompanha-lo. Dependendo do conteúdo, o vídeo acaba achando quem leve a sério seu conteúdo e o debate passa a girar em torno disso.

Exemplos

primeiro-comercial-de-luiza-canadá

Luiza no Canadá: encontraram o vídeo num sábado e na terça já estava em fase de interação. Na mesma semana chegou ao sucesso e quando foi para a TV, gerou grande negação, explicitada até pelo âncora Carlos Nascimento. Então, se popularizou tanto que levou Luiza a se emancipar para fazer presença VIP no carnaval.

avassaladores - sou foda

Sou Foda: ficou sob tutela de uns poucos por muito tempo, até que foi postada por alguns blogs. De início, até o grupo levava na brincadeira. Vários remixes foram feitos e o sucesso durou bastante na internet.

A negação começou quando surgiram as versões sertanejas, quando a letra passou a ser levada a sério e ganhou diversas respostas. Por fim, se popularizou, com muita gente a achar que a primeira versão era a sertaneja.

Gangnam Style: a música foi lançada dia 15 de julho e chamou atenção de cara por ser divertida e pelo clipe engraçado. A diversão durou um bom tempo, até que Latino decidiu fazer sua versão da música.

A versão ficou tão fora do que era a brincadeira inicial, que sofreu uma enorme rejeição. Diante dessa rejeição, quem estava por fora decidiu ir atrás da Gangnam Style original esperando encontrar uma boa MÚSICA. Essa avaliação fria levou à negação dos méritos de Gangnam Style e a popularização ocorrerá a partir do momento que Latino lançar o clipe de sua versão.

 

OBS: Não sou analista de Social Media. Caso queira orientação profissional sobre virais, procure um profissional da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>