As 10 frases mais marcantes do cinema

 

Taxi Driver

Todo homem já parou em frente ao espelho, fez cara de mal e ensaiou o que um dia precisaria dizer “tá falando comigo?”. Essa frase, nesse contexto se impregnou no DNA humano, fazendo com que todos os homens a tenham engatilhada para se fazer de valentão, com ou sem propósito. Até o Dunga usou um “Algum problema?”, derivação clássica da frase.

Aparentemente, a geração Crepúsculo perdeu esse gene.

 

Snakes on the plane

Existem pessoas que tem medo de avião (mais especificamente de altura), existem pessoas que tem medo de cobras e existem pessoas que entram em pânico em situações de perigo. Na intersecção dos conjuntos de pessoas que não se encaixam nos grupos acima está Samuel L. Jackson. Eu não assisti esse filme, mas vejo essa cena constantemente. Esse cara tem 23 bolas.

PS: Cobras em um avião?

 

Cidade de Deus

O cinema brasileiro é assim. 50% do filme é palavrão e o resto é violência. Cidade de Deus mesclou tudo isso e adicionou uma edição fodástica. Aprendemos com Zé Pequeno como dizer carinhosamente que não gostamos de um apelido. Pode ter certeza que falando com essa propriedade, ninguém mais vai te chamar de zoião, tiburço ou pintoinho.

 

007

Por outro lado, não há porque inventar um apelido quando o cidadão se apresenta com tamanha classe. De onde ele tirou essa apresentação, da ABNT? James Bond parece se apresentar como uma referência bibliográfica. E ele é!

 

Poderoso Chefão

Al Pacino (ou Michael Corleone) não tem nem de longe a capacidade de seu pai para ser o chefão da máfia. Mas ele se esforça. Buscando referência em A Arte da Guerra, de Sun Tzu, ele mantém a classe, enquanto apaga todos os seus inimigos. Se você ler A Arte da Guerra e assistir as 3 partes de Poderoso Chefão, ganhará uma 3ª bola. Se for mulher, vai ganhar uma 7ª boca (got it?).

 

Tropa de Elite

Na verdade, Tropa de Elite é um dos maiores produtores de frases fodásticas do cinema mundial. Perde feio em qualidade para Cidade de Deus, mas ganha de 10 a 0 em entretenimento. E essa frase especificamente resume muito do filme. Como funciona o sistema, como o BOPE é fodão, como o Cap. Nascimento bota banca. Enfim, não vai subir ninguém!

 

Terminator

O Seu Arnold é incrível. Começou como qualquer garoto estúpido, mostrando os músculos e só. Foi piada ao tentar fazer um filme em Hollywood, com um sotaque estranho, péssima atuação e aparentemente Q.I. baixo. Pois hoje tem o Exterminador do Futuro no currículo, é governador da Califórnia e estima-se que seu Q.I. está entre 132-135,ou seja, um pouco abaixo do meu.

É como se sempre que você duvidasse dele, ele dissesse “Até a vista, Baby” e aparecesse mais forte. Quase um fenix. Ok, exagerei.

 

Poderoso Chefão

Don Corleone, o vilão mais herói de toda a ficção. Poderoso Chefão é um filme sobre a máfia e tal e coisa, mas tudo que vemos é um homem gerenciando uma família com maestria. E uma família grande, pois o número de afiliados de Corleone tende ao infinito.

Nessa cena, Jhonny vem à seu padrinho pedir ajuda e quase chora feito uma mocinha “não sei o que fazer”. Don Corleone dá a reposta acompanhada de um baita tapa “você pode agir feito um homem”. Ouviu, geração Crepúsculo, vocês podem! Ou não…

 

Batman

Esse filme deveria se chamar Coringa. Sim, pois o Batman é um coadjuvante. Até o Duas Caras tem mais destaque do que o homem morcego. E isso é um pecado. Não que um vilão não possa ter mais destaque do que um mocinho, isso é de praxe em qualquer filme do Superman. Mas estamos falando do Batman, o fodão.

Enfim, Heath Ledger se tornou a imagem do Coringa. Dali para frente, “Why So Serious” entrou para história de Batman e a maquiagem agressiva do Coringa também.

 

 

Poderoso Chefão

Três de
10 frases dessa lista são dessa trilogia, que coloca qualquer Star Wars ou Matrix no chinelo (pior comparação possível, é claro). A primeira parte então é um filme insuperável. Uma cena mais clássica que a outra, todas com sua devida importância para a trama. Quando Don Corleone diz que vai fazer uma oferta que ele não pode recusar, ele não está brincando. Nada como uma cabeça de cavalo ao amanhecer para provar isso.

 

E aí, o que achou da minha lista? Faltou alguma? Diz aí nos comentários.

Recent Posts

Arquivos

Categorias