Dia desses, publiquei um tutorial de como se fazer um blogueiro feliz. Mas para alguns blogueiros, pouco importa se seus blogs são super comentados, recebem várias indicações e etc e isso não faz sua conta bancária se movimentar. Daí surge a figura do problogger, uma pessoa que bloga profissionalmente, com o único intuito de faturar com isso. O problogger é um blogueiro, mas nem todo blogueiro é problogger. O Negão Internauta separou aqui umas dicas de como diferenciar um do outro.

Títulos

O blogueiro comum usa o título para enfeitar seu post. Ele se sente um jornalista, colocando um título cheio de referências. Um convite bem elaborado à uma leitura saborosa. Na prática, é um título sem sentido para um texto sem nexo.

Já o problogger tem como objetivo que seu título atraia pessoas das ferramentas de busca. Quanto mais perdidas elas vierem, melhor, porque são essas que dão dinheiro. Se os dois forem escrever sobre a programação do domingo na Tv aberta, veja como seriam os respectivos títulos.

Blogueiro

“Panis et circenses domical para analfabetos famintos: uma análise subjetiva e retórica”

Problogger

“Fotos da Nana Gouveia na banheira do Gugu e vídeo de uba uba uba ei”

Assuntos

O blogueiro gosta de mostrar que tem conteúdo. Então não se acanha em falar de sua vida, citando Chico Buarque, que ele adora, mas só ouviu duas músicas, que ele imagina serem raras. “Disse a ele o que diria Chico em seu consagrado sucesso: ‘Deus Lhe Pague’.” No fim, ele se cansa e posta vídeos legais do Youtube, com um comentário citando George Lucas, Spilberg e Cameron, gênios eternos para ele.

O problogger tem 3 assuntos foco: morte, mulher pelada e mulheres peladas mortas. Esse último é de altíssima rentabilidade. Dá para comprar um tênis novo quando uma mulher morre pelada.

problogger

Limites editoriais

Nenhum dos dois tem limites editoriais. Assim como em qualquer “social media”, o cara é viciado em fazer aquilo, e nem sabe direito o porque. Se a tia deles morre, logo vão dar a notícia aos blogueiros. Claro, cada um ao seu modo.

Blogueiro

“Strawberry Fields Forever: Adeus tia Bernadete”

Problogger

“Fotos da minha tia Bernadete morta pelada.”

Entendeu as diferenças básicas entre o blogueiro comum e o problogger?

Anúncios