PERGUNTA

Se você leva seu filho ao zoológico e o coloca dentro da jaula porque ele quer ver o leão, a culpa é do leão ou sua se a criança for atacada?

Neste domingo rolou uma confusão após o jogo Coritiba x São Paulo. O jogador Lucas do São Paulo foi presentear uma garota de 13 anos com seu uniforme. Acontece que a garotinha estava no meio da torcida do Coritiba é foi aí que começou a confusão. Veja:

Não estava lá, então vou dizer que as imagens mostram e reportagens disseram:

  • Segundo Lucas, a menina passou o jogo inteiro gritando seu nome. No meio da torcida do Coritiba.
  • Quando Lucas caminha para entregar a camiseta, a torcida do Coritiba observa a cena, meio incrédula. Lucas tinha acabado de dar o passe para o gol que fez o Coritiba “perder” 2 pontos.
  • Quando Lucas entrega a camiseta, a menina JÁ ESTÁ cercada. Os torcedores querem que ela devolva a camiseta e que Lucas vá embora dali.
  • Não existe agressão, existe uma luta para tirar a camiseta da menina, enquanto isso os torcedores xingam Lucas.
  • Imediatamente após a camiseta ser devolvida ao Lucas, todos se afastam da menina e DISCUTEM com o pai, mas novamente NÃO HÁ BRIGA.
  • O pai e a garota se encaminham para os policiais, denunciando a atitude de alguns torcedores.
  • A polícia dispersa todos e, basicamente, nada acontece.

O que aconteceu ali foi obviamente muito menos do que poderia ter acontecido em diversas outras situações, como as próximas pessoas que condenam a torcida do Coritiba dizem. Segundo eles, a reação dos torcedores foi exagerada porque o Coritiba nem é tão grande e o São Paulo nem é um rival. Na verdade isso significa que se o Coritiba “fosse grande” e rival do São Paulo, a pancadaria seria generalizada. Afinal de contas, é certo que pouca coisa mudou desde que são-paulinos e palmeirenses se mataram em 1995, numa final de… juniores.

Palmeiras São Paulo.jpg

As pessoas partiram para cima da torcida do Coritiba como se aquela fosse uma atitude violenta e indelicada totalmente isolada do que acontece. Condenável sim, mas não é isolada e todos sabem tanto disso que tudo é planejado pensando-se nos torcedores violentos.

As entradas são separadas, os lugares na arquibancada são separados, geralmente uma torcida de cada vez sai ao fim do jogo. Tudo isso para evitar que torcedores de clubes diferentes se encontrem. Eles fazem isso porque acreditam na civilidade dos torcedores? Eu sei que não.

Lucas fez um protesto justo no twitter,

E nisso ele tem razão, temos que tornar, TORNAR nosso país digno, porque ele não é. Essa é a situação. Organizamos competições esportivas para que selvagens possam ser selvagens. Aí nos surpreendemos quando demonstram sua selvageria.

Eles são levados a crer que agir assim é o certo, já que ninguém os impede, pelo contrário, os incentivam. É assim que funciona em todos os jogos do campeonato brasileiro. Brasil é isso e vai continuar sendo enquanto fingirem que não enxergam.

Anúncios