Como descobrir se uma imagem é falsa antes de compartilhar para seus amigos no Facebook

O Facebook tem substituindo várias de nossas interações sociais. Portanto, o que acontece nessa rede social tem uma boa influência na formação de opinião. Isso seria ótimo, se não fosse nossa incapacidade de duvidar de tudo que vemos ou nossa facilidade de, quanto mais revoltante ou impactante o que está diante de nossos olhos, acreditarmos.

Acredito que as pessoas seriam menos enganadas se soubessem alguns passos bem simples para verificar a veracidade de uma história. Vejam só este exemplo.

image

Real ou falsa? Vamos descobrir.

Passo 1) Procurando pela imagem no Google Images

Basta arrastar a imagem (direto do Facebook mesmo) para dentro da caixa de pesquisa do Google Images.

Pesquisando por imagem no Google

Resultados

Resultados de busca por imagem no Google

Agora você já sabe que a história é falsa (no exemplo, o que seria um chip do diabo na verdade é um chip para animais de estimação).

[alert type=”warning” close=”false”] Update[/alert]

Agora ficou mais fácil ainda para quem usa o navegador Chrome. Basta clicar com o botão direito sobre a imagem e escolher a opção “Pesquisar essa imagem no Google”. Mais fácil que isso é difícil.

Passo 2) Procurar por elementos da história no Google

Se procurar pela imagem não foi suficiente, procure por palavras chaves relacionadas à história e analise os resultados.

Você não vai querer que eu coloque um print screen de uma pesquisa aqui agora, né?

Nunca pesquisou no Google, cara? Aposto que se fosse para confirmar a veracidade de um filme íntimo de uma famosa que caiu na net você viraria um  Sherlock Holmes, mas na hora de compartilhar mentira sobre maltrato de animal você não tá nem aí, né?

Pare de compartilhar história que você não sabe se é real só para dar lição de moral nos seus amigos porque eles te conhecem e sabem que você não tem moral. Compartilhe histórias REAIS, aí eles decidem o que acham, não é melhor assim?

 

Num próximo post vamos conversar de perto sobre indiretas, ok?

Anúncios