O maior doador de sangue do mundo

Existe uma parábola que diz que a uma terrível epidemia atingiu a Terra e ninguém sabia como evitá-la. Depois de muitas pesquisas, os cientistas encontrara no sangue de um garoto a cura para aquela doença. Ao ser informado sobre isso, o pai da criança pergunta, contente, quanto sangue os médicos precisariam. A alegria do pai logo some quando eles respondem que precisarão tirar o sangue todo.

Essa parábola é usada para ilustrar a decisão que Deus teve que tomou ao enviar seu próprio filho para a morte para salvar toda a humanidade de seus pecados. Parece boa para converter algumas pessoas, mas você logo vê que na realidade seria bem diferente. Tanto que uma história real semelhante teve um fim bem diferente.

James Harrison

O australiano James Harrison se submeteu à um sério procedimento cirurgico no pulmão quando tinha 13 anos, precisando de 12 LITROS de sangue. James precisou de três meses de internação hospitalar para se recuperar e quando teve alta, reconhecendo a importância do sangue que recebeu, decidiu que se tornaria doador assim que fizesse 18 anos. E assim o fez.

James começou a doar em 1954 e logo após as primeiras doações descobriu-se que se sangue possuía uma imunoglobulina Rho(D) mais forte e persistente que o comum. A imunoglobulina Rho é dada para mães de Rh(D) negativo de bebês de Rh(D) positivo ou desconhecido para evitar a doença hemolítica por incompatibilidade de Rh (Eritroblastose fetal).

Pela doação de seu plasma, James Harrison ajudou a evitar que milhares de crianças morressem de Eritroblastose fetal. Isso é um fato tão grandioso que sua vida foi assegurada em US$ 1 milhão e pesquisas feitas a partir de suas doações levaram a criação da versão comercial dessa imunoglobulina, usada atualmente em todo o mundo.

Diferente da doação de sangue, a doação de plasma pode ser feita de 3 em 3 semanas. Como James tem doado nessa frequência desde 1954, estima-se que ele atingiu 1000 (mil!!!) doações em 2011.
James Harrison

Posso dizer que esse é um recorde que espero que seja quebrado, porque quem conseguir terá doado 1000 vezes!

– James Harrison.

Se você também quer se tornar um doador, leia essas orientações e vá em frente com a ideia!

Anúncios