Final de Everybody Hates Chris foi homenagem a Sopranos

Everybody Hates Chris

Nunca assisti o último episódio da série Everybody Hates Chris. Na verdade só assisti uma porção de episódios aleatórios na Record, como a maioria das pessoas. Mas isso não impediu que, assistindo o ótimo episódio de Nostalgia pude notar algo que o Felipe Castanhari não comentou: o episódio final da série é uma homenagem genial à uma das melhores Series Finales de todos os tempos, a de Sopranos.

Como dito no Nostalgia, “Todo Mundo Odeia o Chris” precisou acabar pois chegaria à um ponto crucial da história de Chris Rock. Chris entrou para o mundo da comédia após abandonar os estudos quando falhou no teste para o supletivo. Além disso, seu pai morreria mais ou menos na mesma época. Esses eventos mudariam completamente o escopo da série.

Sopranos

Nunca assisti Sopranos. Porém, ouvi o excelente Nerdcast 408 sobre a série. Nesse podcast, Azaghal descreve a cena final tão bem que mesmo sem nunca ter visto um capítulo de Sopranos, reconheci a homenagem de Everybody Hates Chris no instante em que vi.

 

Comparação das cenas

Atenção: grandes spoilers a partir daqui.

Na cena final de Sopranos, Tony Soprano entra num restaurante, escolhe uma música e aguarda a chegada de sua família. A cada vez que alguém entra no restaurante, uma sineta toca e Tony olha para a porta, para ver quem chegou. Durante toda a cena vários elementos da série se repetem, dando pistas do que vai acontecer. No fim, Tony ainda espera a chegada de sua filha, a sineta da porta toca, Tony se vira e… tela preta, fim de série. Isso é explicado no Nerdcast, vale a pena ouvir.

Na cena final de Everybody Hates Chris, tudo acontece do mesmo modo, com sutis diferenças, de forma a transformar o que antes era um ambiente comum de uma família italiana para o de uma família negra dos anos 80. No enredo, Chris espera a família, para juntos saberem o resultado do supletivo que definiria seu futuro. Pistas durante a cena já mostram o desfecho, como a presença de um personagem que futuramente seria agente de Chris em sua nova carreira. No climax da cena, quando a mãe de Chris abre o resultado do exame… tela preta, fim de série.

Uma bela homenagem e uma boa maneira de acabar essa história. Afinal, a faceta “Chris comediante”, nós já conhecemos.

Recent Posts

Arquivos

Categorias