Ideias para tornar as novelas brasileiras melhores

Nos últimos tempos tive a grande oportunidade de acompanhar esses patrimônios maiores da nação. As novelas brasileiras são como seriam as séries americanas se elas tivessem episódios diários durante 1,5 ano e não semanais durante um semestre por 7 anos. Ah, e também se fossem escritas por Manuel Carlos.

Mas essa oportunidade única me deu a chance de poder avaliar as novelas com olhos mais críticos e montei um pequeno dossiê sobre o que pode ser mudado ou acrescentado para tornar as novelas ainda mais interessantes.

Cross-over

Calma, não confunda com cross-dresser, isso já tem o bastante. Me refiro a oportunidade de cruzar as histórias de duas novelas. Na emissora mais popular, por exemplo, temos 4 novelas inéditas e uma repeteco que nunca vale a pena ver de novo. Geralmente todas se passam na ponte aérea Rio-São Paulo e é incrível como as pessoas se encontram fácil em cidades tão enormes dentro de suas novelas.

Mas e com personagens de fora dela? Por que é que um personagem da novela das 8 não pode dar uns amassos na personagem da novela das 7 e isso gerar conflitos em ambas as histórias? Isso seria épico, atrairia muito mais público e renderia alguns Emmys e coisas do tipo.

Por favor, Gloria Perez, faça isso por mim!

Menos capítulos, mais ação

Estive observando que as novelas tem algumas tramas interessantes, mas como exibem seis capítulos por semana durante mais de um ano, fazendo com que os autores tenham que enrolar no roteiro. Agora vamos tentar assim, todas as novelas passando no mesmo horário, depois do jornal, com a seguinte separação:

– Terça e quinta: novelas de época, teste de roteiros ousados e novos enquadramentos e chance para ex-atores de malhação serem protagonistas (atual novela das 6);

– Segunda, quarta e sexta: a novela com os atores figurões de sempre e com o José Meyer pegando alguém (atual novela das 8)

– Sábado: novela divertida e sem compromisso algum com o roteiro (atual novela das 7)

Sobra um horário enorme na programação para passar Simpsons ou Chaves.

Menos personagens

Em uma das novelas anteriores eu fui ao site e contei os personagens. Resultado: 72 pessoas, sendo que 15 delas simplesmente desapareceram no meio da história e 5 morreram, provavelmente por algum corte no orçamento.

Na boa, 25 personagens está ótimo para uma novela. E se fizerem os cross-overs, ainda terão um aproveitamento melhor dos atores.

 

Personagens da novela Passione
Passione teve 49 personagens creditados, metade servia apenas para encher linguiça.

 

Dar um tempo

Todo ano homens tem que aguentar uma certa ironia (ou hipocrisia, não sei) por parte das mulheres, especificamente quando acaba o Campeonato Brasileiro. Elas dizem “ufa, finalmente acabou o futebol (sic) eu já não aguentava mais”. Pois é, o futebol da uma pequena pausa, mas as novelas nunca.

Então que tal um ou dois meses inteiros sem novelas no final do ano, repletos de, sei lá, especiais do Roberto Carlos, Troféu Imprensa ou Retrospectiva anos 90. Qualquer coisa que não envolvesse pessoas não ficando juntas só porque não conversam direito.

Ou colocar alguns programas mais quentes e chamar esse período de hiato masculino.

Usar Memes

Memes servem para tudo.

 

Recent Posts

Arquivos

Categorias