Jimmy Hendrix e Elvis Costello vs TV ao vivo

Estava lendo sobre o lançamento do novo álbum do comediante ‘Weird Al’ Yankovic, Mandatory Fun, quando fiquei sabendo de algo curioso. Sempre que algo dá errado no meio de uma música em um show, Weird Al para tudo e manda sua banda tocar “Radio Radio”, de Elvis Costello. Mas por que?

Elvis Costello no Saturday Night Live, 1977

Saturday Night Live não tem esse nome a toa, boa parte das atrações são ao vivo, inclusive e principalmente os shows. Lá em 1977 não era diferente e quando o Sex Pistols não pode fazer seu show no programa como planejado, Elvis Costello e sua banda recém formada tiveram a grande oportunidade de performar ao vivo num programa popular.

Tudo certo, até que a banda interrompeu a execução de “Less Than Zero“. Elvis Costello grita para sua banda parar de tocar e diz no microfone “desculpem-me, senhoras e senhoras, mas não há nenhuma razão para tocar essa música hoje”, e começa a tocar “Radio Radio“, uma música que ataca justamente transmissões controladas por corporações.

Dizem que o produtor do Saturday Night Live na época, Lorne Michaels, ficou tão bravo que ficou com o dedo do meio levantado em protesto durante a performance toda. Devido a esse acontecimento, Elvis Costello foi banido do SNL por mais de duas décadas. No 25º aniversário do programa, porém, Elvis Costello voltou para uma repetição do fato, dessa vez ao lado dos Beastie Boys, numa das melhores versões de Radio Radio já tocadas.

O incidente de 1977 pode (se você conseguir superar os problemas do player) ser visto aqui.

Apesar de tanto Weird Al quanto grande parte da mídia referenciarem Elvis Costello como pioneiro nesse tipo de ato imprevisto em apresentação ao vivo, o próprio Elvis Costello diz que estava homenageando o feito de Jimmy Hendrix.

 

Jimmy Hendrix no Lulu Show, 1969

Tudo estava planejado para a noite do dia 4 de janeiro de 1969. A lenda do rock Jimmy Hendrix e sua banda tocariam “Voodoo Child” e depois seu grande sucesso “Hey Joe“, momento em que a apresentadora Lulu se juntaria a banda para fazer um dueto com Jimmy na parte final da música e encerrar o programa assim. Tudo combinado com a banda antes do programa.

Jimmy porém tinha outros planos. Segundo ele, seria ridículo fazer um dueto com Lulu. Seria o equivalente do Planet Hemp cantando com a Xuxa ou o Matanza fazendo uma parceria com a Angélica. Até pode acontecer, mas seria ridículo. Então, após terminada a apresentação de “Voodoo Child”, Lulu anuncia “Hey Joe” e a banda começa a tocar a música.

No meio do caminho, porém, Hendrix interrompe a música e diz “nós vamos parar de tocar esse lixo e vamos dedicar um som ao Cream, independente de que grupo eles forem parar. Dedicamos isso à Eric Clapton, Ginger Baker and Jack Bruce” e simplesmente passam a tocar a música “Sunshine of Your Love”, da banda recém separada Cream.

Como resultado de sua rebeldia, Hendrix foi banido da BBC. Mas valeu a pena para colocar esse evento para sempre no folclore do rock.

 

 

Fontes:
Jimi Hendrix Wreaks Havoc on the Lulu Show, Gets Banned From BBC
The Stunt That Got Elvis Costello Banned From Saturday Night Live

Recent Posts

Arquivos

Categorias